
Facilities em zonas restritas: expertise e licenças como passaporte de entrada
Facilities em zonas restritas: expertise e licenças como passaporte de entrada No competitivo mercado de serviços terceirizados, quem...
O que é facility?
A origem do termo ?facility?, traduzido ao pé da letra como ?facilidade? advém do latim ?facilitas? ou ?facilitátis?.
A nomenclatura é utilizada desde o século XVI para denominar o ato de auxiliar e tornar mais fácil alguma ação, mas ganhou notoriedade a partir da década de 1960 nos Estados Unidos com a criação do termo ?facilities management?, adotado para descrever o crescimento da prática de outsourcing (terceirização) em território norte-americano, comumente utilizado na prestação de serviços através do processamento de cartões de crédito e outras transações bancárias realizadas por uma empresa contratada pelas instituições financeiras na época.
Com o conceito exportado à Europa, inicialmente no Reino Unido, o termo facilities passou a ser utilizado para descrever uma série de atividades praticadas por uma empresa contratada, dependendo do negócio envolvido.
Nascendo nos EUA e sendo difundida pelo velho continente após a adoção de suas práticas e verificação dos resultados delas decorrente, a atividade de gestão de facilidades alastrou-se à América Latina, à Ásia e à África e, na maioria das grandes empresas atuais, passou a estar totalmente integrada nas suas políticas e estratégias.
O desenvolvimento desta atividade passou a ser chamado de ?gestão de facilidades? (ou gestão de facilities), tornando-se recentemente comum em todo o mundo, quando passou a ter uma importância crescente em organizações líderes de mercado no conhecimento, na gestão e na melhora das atividades inicialmente não consideradas como ?fim? das empresas.
Já no Brasil, a Escola Politécnica da USP tem sido pioneira nesse assunto, tendo sua primeira tese defendida sobre o tema em 2003 e, no ano seguinte, 2004, os professores ligados ao tema se juntaram com agentes do mercado e foi fundada, com intenção de difundir o assunto, a Associação Brasileira de Facilities ? ABRAFAC.
Seguindo esse conceito, poderíamos dizer que a gestão de facilidades é a combinação otimizada de esforços que visam facilitar as atividades de todas as áreas de uma organização, momento em que, dentro da cadeia de valores, esta é a área responsável pelas atividades de suporte e de infraestrutura, sendo mais um, entre os elos da dinâmica organizacional, na busca de vantagem competitiva e sobrevivência das organizações.
Quais serviços englobam a gestão de facilidades?
São vários os serviços que englobam facilities, como gestão energética (tendo como principal objetivo gerir os consumos de energia e água da organização, com o objetivo de reduzir os seus custos com estas áreas e a contribuir para a sua política de sustentabilidade ambiental) e serviços de engenharia (tendo como objetivo principal a manutenção de sistemas críticos para o funcionamento das instalações e a operação da organização, no que diz respeito ao imóvel como um todo).
Porém, o grande destaque da área de facilities, em especial no Brasil e nos demais países da América Latina, destina-se ao atendimento dos serviços ao cliente ou ao atendimento das operações de determinados clientes. Vejamos.
Os serviços ao cliente (tradução do inglês ?client services?) são os serviços de suporte interno aos departamentos e funcionários de uma organização (clientes internos), que se destinam a facilitar a realização das suas atividades principais e a garantir o seu bem estar no espaço de trabalho.
Entre estes serviços estão os de arquivo (preparo, digitalização, arquivamento/guarda e/ou destruição de documentos confidenciais), restauração e fornecimento de alimentos, hospitalidade (gestão de salas de reuniões, atendimento e gestão de espaços destinados ao uso dos empregados da organização), logística, reprografia e gestão da segurança e saúde ocupacionais, dentre outros.
Já em larga e conhecida escala, encontram-se os Serviços de Operações de Imóveis (building operations) ? também conhecidos como ?serviços de facilidades (facility services)? em sentido restrito.
Neste leque, incluem-se os serviços menos complexos (soft services) de conservação dos espaços e equipamentos da organização.
Os mais comuns são: limpeza, asseio, conservação, portaria, segurança em geral, além da locação de mão de obra em geral para todas as atividades possíveis. Incluem-se, mas não se limitam, a manutenção preventiva e pequenas reparações, serviços de logística em geral (qualquer tipo de ambiente), dentre tantos outros.
Mas o que a GMO Facilities pode fazer por você?
Estrategicamente sediada em Santa Catarina, ao lado do segundo maior porto do país, a GMO Facility Management é responsável pela gestão de facilities em dezenas de clientes espalhados pelo Brasil.
Com a criação pensada de filiais posicionadas nas primeiras regiões, conta com décadas de expertise no ramo de facilities gerindo, através de seus FM´S (facilities managers) centenas e centenas de empregados nos mais diversos ramos de atividade.
A GMO Facilities possui dezenas de profissionais amplamente qualificados, prontos para auxiliarem sua organização a personalizar um projeto para gestão de todas as facilidades intrínsecas à qualquer empresa, da limpeza à locação de mão de obra especializada e necessária à continuidade dos negócios de seus parceiros.
Entre em contato conosco pelos diversos meios de comunicação disponíveis e surpreenda-se com os resultados que esta gestão pode trazer aa sua organização!
Autor: Bruno Torelli
Facilities em zonas restritas: expertise e licenças como passaporte de entrada No competitivo mercado de serviços terceirizados, quem...
O Imposto de Renda (IR) é um dos tributos mais importantes para a arrecadação do governo brasileiro, mas também causa muitas dúvidas...
A inteligência coletiva, muitas vezes comparada à “mentalidade de colmeia”, representa um dos pilares mais transformadores da...