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A comunicação é intrínseca à existência do ser humano. Desde que o mundo é mundo, todos os dias, vamos passar por situações onde precisaremos nos comunicar. Seja de forma verbal, não-verbal, escrita ou visual.
Que a comunicação faz parte da nossa vida, você já sabe, mas tenha em mente que dentro do ambiente corporativo ela é essencial. Por isso, saber se expressar de forma correta faz toda a diferença, afinal, temos duas alternativas: Reagir e comunicar, mesmo que a nossa opinião não agrade a todos ou fingir indiferença, evitando assim possíveis conflitos.
Aqueles que tendem a escolher a segunda opção, optando pelo conforto do silêncio, geralmente, estão focados em se preservar, no entanto, essa proteção não permite que as pessoas os conheçam. E será que o fato de nossas ideias e opiniões não serem verdadeiramente conhecidas faria com que fossemos escolhidos para uma promoção? Seríamos cogitados para um novo desafio? O silêncio não nos aproxima genuinamente do outro. Não é sobre o que falamos, mas como falamos. A forma como nos expressamos influencia e muito na forma como a mensagem que queremos passar chega ao receptor. Nossa linguagem corporal, nosso tom de voz, nossas expressões faciais, tudo isso faz parte do nosso pacote de comunicação.
Segundo dados da ONG Ação Educativa, apenas 8% dos brasileiros entre 15 e 64 anos conseguem se expressar e compreender plenamente. Esse número extremamente baixo mostra que além de não conseguir expressar o que pensa e sente, a maioria das pessoas também não consegue interpretar o que recebe. Motivos como baixa escolaridade e problemas emocionais influenciam para que haja essa dificuldade. Imagine uma criança que durante a sua infância não teve liberdade para se comunicar, existe grande probabilidade de que ao se tornar um adulto, a mesma tenha dificuldades de comunicação, pois desenvolveu uma crença limitante de que: falar é inapropriado.
Um estudo da Universidade de Harvard apontou que 60% das demissões nos Estados Unidos são por problemas de relacionamento e comunicação entre os colaboradores. Então, como melhorar a comunicação dentro do seu ambiente? Se para perder o medo de avião é preciso voar, o mesmo funciona para se comunicar, é preciso falar. Mas não apenas falar, é preciso aprender a organizar as ideias, a viver a conversa e a aprender a ouvir o outro através de uma escuta ativa.
Além disso, temos algumas dicas práticas e que ajudam a melhorar a comunicação:
Outra dica é que o óbvio precisa ser dito de forma clara e direta, mas sem ironias ou falas agressivas. Quando somos específicos sobre o que queremos e esperamos, a comunicação se torna mais assertiva. A forma de lidar com aquilo que nos assusta, neste caso a comunicação, se dá através do enfrentamento. Seja respeitoso com você e com o outro, pratique a empatia. Quando olhamos as situações com uma visão mais ampla, conseguimos encontrar soluções que deixarão ambas as partes satisfeitas.
Aqui na GMO nós acreditamos que o ser humano está no centro dos negócios e, por isso, uma das nossas características é manter um canal de comunicação interno e externo acessível a todos, afinal, comunicar também é humano!
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